Veja se você é um candidato a ter Catarata

Olá! Criamos essa coluna para esclarecer para você leitor que quer manter a saúde dos seus olhos em dia, sobre as patologias oculares que podem prejudicar a sua visão. Aproveitando o Abril Marrom, escolhemos o tema Catarata. Uma doença que deve ser levada a sério e precisa ser diagnosticada precocemente. Boa leitura!

O QUE É CATARATA?

A catarata é uma doença que afeta o cristalino do olho, uma estrutura transparente que funciona como uma lente intraocular e que está relacionado com o foco da visão em diferentes distâncias. Caracterizada pela perda da transparência do cristalino, a catarata não causa dor, mas pode levar à perda progressiva da visão.

SINTOMAS DA CATARATA

Na maioria dos casos a catarata não é visualizada a olho nu, mas talvez você já tenha visto algum caso avançado, quando o olho fica opaco e parece estar esbranquiçado. Outros sintomas incluem:

  • Visão embaçada ou nebulosa;
  • Percepção de contornos borrados, disformes e até como se a imagem estivesse distorcida;
  • Dificuldade para enxergar e perceber imagens;
  • Sensação de enxergar a luz brilhando com mais intensidade e com formação de halos ou auréolas;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para distinguir bem as cores e tons;
  • Mudanças no grau dos óculos em curto espaço de tempo.

CAUSAS DA CATARATA

O avanço da idade é a principal causa da catarata, isso porque o cristalino começa a ficar naturalmente mais opaco, com menor flexibilidade e mais espesso. Além da falta de capacidade do corpo de nutrir este órgão com a mesma efetividade da juventude.

Também pode ser causada ou acelerada por outros fatores como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticoides, pancadas, infecção ocular, exposição excessiva à radiação, infecções, processos inflamatórios, tabagismo, entre outras.

TIPOS DE CATARATA

A catarata pode ser dividida em vários tipos de acordo com sua causa. É importante consultar o médico oftalmologista para identificar o tipo de catarata e fazer o tratamento mais adequado.

DIAGNÓSTICO DA CATARATA

O diagnóstico é realizado através do exame oftalmológico, quando o médico oftalmologista avalia as estruturas internas do olho através do exame na lâmpada de fenda. Um exame oftalmológico minucioso associado a uma boa anamnese é a melhor maneira de diagnosticar a catarata e definir o melhor plano terapêutico para cada paciente.

TRATAMENTO DA CATARATA

A utilização de óculos ou lentes de contato pode melhorar o problema de visão em estágios mais iniciais. Mas, o único tratamento que pode curar a catarata é a cirurgia para a substituição do cristalino por uma lente artificial intraocular.

PREVENÇÃO DA CATARATA

A catarata nem sempre pode ser evitada, mas preste atenção nos cuidados que podem proteger os olhos do envelhecimento natural e, consequentemente, da catarata, ou pelo menos retardar o surgimento da doença: não utilizar colírios ou medicamentos indiscriminadamente sem recomendação médica, principalmente corticoides; usar óculos de sol com proteção ultravioleta; evitar o tabagismo; controle adequado do diabetes; manter hábitos saudáveis com uma dieta diversificada e rica em vitaminas A, B12, C e E, minerais como cálcio, fósforo e zinco e antioxidantes como ômega 3 presentes em peixes, algas e sementes como chia e linhaça.

Mas, a melhor forma manter a saúde ocular, diagnosticar precocemente a catarata e de prevenir os possíveis danos dessa doença é através de visitas regulares ao médico oftalmologista.

Renata Siviero
Oftalmologista
CRM PR: 34 804 | RQE 25.984

Tel.: (46)3272-2616 ou pelo WhatsApp (46)9913-3887.
E-mail: contato@renatasivierooftalmologia.com.br.
Endereço: Avenida Brasil 707 – CEP 85501-057 – Centro – Pato Branco -Paraná.

Mais conteúdos

Conheça as principais doenças que podem causar cegueira

A prevenção desde a mais tenra idade é fundamental para uma boa saúde ocular....

Veja se você é um candidato a ter Catarata

Olá! Criamos essa coluna para esclarecer para você leitor que quer manter a saúde...

A saúde dos seus olhos em primeiro lugar!

Em um momento tão grave de Pandemia vivido no último ano, ficou claro a...