CONHEÇA O CERATOCONE E COMO ELE PODE SER PREJUDICIAL A SUA VISÃO

Olá! Estamos no junho Violeta, mês de Conscientização e Prevenção do Ceratocone, uma doença oftalmológica progressiva que provoca a deformação da córnea, ou seja, a membrana transparente que protege o olho, fazendo com que ela fique mais fina e curva e adquira a forma de um cone. O Ceratocone pode surgir na adolescência e está relacionada ao ato de coçar os olhos, apresentado sintomas como dificuldade para enxergar e sensibilidade à luz, em virtude da deformação da membrana do olho, que acaba desfocando os raios de luz dentro dos olhos.
A cura do Ceratocone depende do grau do comprometimento do olho. Em estágios iniciais, o uso de lentes pode ajudar, mas em estágios avançados, pode ser necessário transplante de córnea.

SINTOMAS DO CERATOCONE

Os sintomas podem ser: dor de cabeça, visão embaçada, imagens com “fantasmas”, dupla visão, hipersensibilidade à luz, coceira no olho. Apesar de semelhantes a outros problemas de visão, normalmente tende a piorar muito rápido, obrigando a troca constante de óculos e lentes. O Oftalmologista pode solicitar exame para acompanhar a morfologia do olho na busca por alteração. Outros sintomas incluem:

  • Dificuldade para enxergar e perceber imagens;
  • Enxergar pessoas distorcidas e com contornos borrados e disformes;
  • Enxergar objetos e pessoas duplicados;
  • Visão embaçada;
  • Sensação de enxergar a luz brilhando com mais intensidade e com formação de halos ou auréolas;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para distinguir bem as cores e identificar tons semelhantes;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos. Estes sintomas podem aparecer juntos ou separados, devendo ser avaliados por um médico oftalmologista para que seja feito o diagnóstico e o tratamento adequado possa ser estabelecido.

CERATOCONE CAUSA CEGUEIRA?

Normalmente não causa cegueira, porém, com o agravamento da doença e alteração da córnea, a imagem enxergada pode se tornar muito embaçada, acabando por dificultar as rotinas diárias.

TRATAMENTO PARA CERATOCONE

O tratamento para Ceratocone deve ser feito pelo Oftalmologista e, normalmente, é iniciado com o uso de óculos e lentes rígidas para a correção do grau da visão. As pessoas com diagnóstico de Ceratocone devem evitar esfregar os olhos, para não acelerar a deformação da córnea. Neste caso é recomendado o tratamento indicado pelo Oftalmologista.


É NECESSÁRIA A CIRURGIA NO TRATAMENTO DO CERATOCONE?

Existem casos onde a córnea pode sofrer muitas alterações e a visão ficar comprometida para o uso de óculos e

alguns tipos de tratamentos cirúrgicos como:
CROSSLINKING – técnica que visa a estabilização do ceratocone, impedindo que avance para estágios mais avançados. Consiste na aplicação de vitamina B12 diretamente no olho e exposição à luz UV-A, para promover o enrijecimento da córnea, evitando que continue a mudar de forma;
IMPLANTE DE ANEL – técnica na qual o Oftalmologista coloca um pequeno anel na córnea, o que ajuda a torna-la mais regular, evitando o agravamento do problema.
Estas técnicas não promovem a cura do ceratocone, mas ajudam a evitar a piora da doença. Por isso, depois da cirurgia pode ser necessário continuar a utilizar óculos ou lentes para melhorar a visão.

TEM CURA?

A cura do ceratocone só pode ocorrer com um transplante de córnea. Mas, só é indicada quando o grau de alteração é muito elevado ou quando o ceratocone piora mesmo depois dos outros tipos de cirurgia, isso devido a grande complexidade desse tipo de cirurgia. Mas, a melhor forma manter a saúde ocular, diagnosticar precocemente o ceratocone e prevenir os possíveis danos dessa doença é visitando regularmente o médico oftalmologista.

Mais conteúdos

Os 4 P’s da Saúde dos Olhos

No dia 10 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Pensandonisso,...

CONHEÇA O CERATOCONE E COMO ELE PODE SER PREJUDICIAL A SUA VISÃO

Olá! Estamos no junho Violeta, mês de Conscientização e Prevenção do Ceratocone, uma doença...

DIABETES PODE LEVAR A CEGUEIRA

A diabetes é responsável pela maioria dos casos de cegueira em pessoas entre 20...

Conheça a Catarata e entenda o porque ela pode causar a cegueira.

Olá! Durante esse mês, você poderá acompanhar de perto através dessa coluna todas as...

Como o Glaucoma pode causar a cegueira.

Através da lesão do nervo óptico, o responsável por enviar as informações ao cérebro....